Home > NEWS

NEWS


[02.05.2020]

Encontra-se aberto concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado

PTDC/ARTDAQ/28984/2017, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES

Encontra-se aberto concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do projeto PTBUILDS19_20 “Portugal Builds – Plataforma digital de conhecimento da história das culturas construtivas em Portugal, séculos XIX-XX” (PTDC/ARTDAQ/28984/2017), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

Texto do anúncio:

Área Científica: Design e Computação Gráfica

Requisitos de admissão: - Licenciatura nas áreas científicas de Design, Design de Multimédia, Design Gráfico, Engenharia Informática ou outras áreas afins adequadas à atividade a desenvolver, dado o ênfase na apresentação gráfica de plataformas digitais.
- Em caso de licenciatura obtida em país estrangeiro, equivalência do grau concedida em Portugal.
- Inscrição, frequência e/ou aprovação na parte letiva em curso de 2º ciclo (Mestrado) ou inscrição em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior.

Critérios de Avaliação: - Experiência na utilização de programas e aplicativos digitais destinados à elaboração e/ou gestão de páginas web em Dreamweaver e WordPress;
- Experiência na elaboração de páginas web com linguagem de marcação de hipertexto (HTML), personalização de conteúdos Cascading Style Sheets (CSS), linguagem de script (PHP), Javascript e plugin management;
- Experiência da utilização de Photoshop, Adobe Acrobat e Microsoft Office, versões Pro;
- Experiência em análise e visualização de dados de investigação;
- Experiência na produção de textos e organização de eventos;
- Bom domínio do português e do inglês falado e escrito.
Plano de trabalhos: As atividades a desempenhar pelo Bolseiro consistem no apoio, desenvolvimento e concretização das tarefas científicas no projeto, cujo principal objetivo é construir e manter uma plataforma digital de conhecimento de acesso aberto dedicada à história do sector da construção em Portugal nos séculos XIX e XX. Esta ferramenta tecnológica pretende ser um instrumento fundamental para a recolha e consulta de informação (estatísticas, mapas, gráficos, imagens fotográficas, vídeos e links) indispensável a agentes (profissionais, instituições, associações) do sector da construção que procurem saber mais sobre a sua história.

Em concreto, o Bolseiro desenvolverá as seguintes tarefas:
- Colaboração na construção da plataforma digital e alimentação de dados;
- Análise de dados, análise de redes e visualização de dados;
- Apoio à organização de eventos e gestão da presença do projeto nas redes sociais;
- Participação na publicação conjunta de working papers e artigos em revistas científicas nacionais ou internacionais em inglês ou português.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (Regulamento n.º 950/2019)- em vigor https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf

Local de Trabalho: O local de trabalho situa-se nas instalações do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, e/ou noutros locais necessários ao desenvolvimento das atividades de investigação, em particular na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, arquivos, bibliotecas e centros de investigação parceiros do projeto. O bolseiro trabalhará em colaboração direta com o Investigador Responsável e os demais membros da equipa do projeto.

Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva, sendo atribuído ao bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, renovável por períodos adicionais, até atingir:
a) Um ano, se a bolsa for atribuída a licenciado(a) que se encontre inscrito(a) em ciclos de estudo não conferentes de grau académico;
b) Dezoito meses, quando a bolsa for atribuída a estudante inscrito em mestrado.
A bolsa nunca poderá ter uma duração superior à duração do Projeto de investigação PTBUILDS19_20 “Portugal Builds – Plataforma digital de conhecimento da história das culturas construtivas em Portugal, séculos XIX-XX” (PTDC/ARTDAQ/ 28984/2017.

Data de início da bolsa: A bolsa tem início previsto em 01 de Julho de 2020.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 798 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P., no país (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária. O desempenho das funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica. Ao valor da bolsa acresce o Seguro Social Voluntário, correspondente ao primeiro escalão, caso o Bolseiro opte pelo enquadramento neste regime. O Bolseiro terá ainda direito ao seguro de acidentes pessoais.

Métodos de seleção: Os métodos de selecção, que incidirão apenas na avaliação do mérito do candidato, serão os seguintes: A) Avaliação Curricular 80% (0-16 valores); B) Entrevista 20% (0-4 valores). Apenas os candidatos com uma classificação igual ou superior a 11 valores no critério A serão chamados à entrevista. A entrevista poderá, se necessário, ser efectuada por teleconferência.

Critérios de seleção: Caso se aplique à situação do(a) candidato(a), constituem motivos de não admissão ao concurso:
- a não apresentação do documento que certifique a equivalência do grau concedida em Portugal;
- a não apresentação de documento que comprove a inscrição, frequência e/ou aprovação da parte letiva em curso de 2º ciclo (Mestrado);
- a não apresentação de documento que comprove a inscrição em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior.

Na avaliação curricular serão considerados:
- Formação académica - 5 valores.
- Experiência em design e computação gráfica segundo os critérios de avaliação do concurso - 5 valores.
- Carta de motivação - 3 valores.
- Participação em conferências, com e sem apresentação de trabalhos, em publicações científicas (independentemente do formato), organização de eventos, e outras actividades associadas com a investigação e engajamento do público em geral - 1,5 valores.
- Domínio das línguas portuguesa e inglesa - 1,5 valores.

Na entrevista serão considerados:
- O perfil do candidato;
- Os conhecimentos relativos ao estudo da história da arquitetura e da construção;
- A capacidade de trabalho em equipa;
- A autonomia e criatividade.

Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Doutor João Mascarenhas Mateus, investigador responsável do projeto;
1º Vogal efetivo: Doutora Sandra Mara Gameiro Pinto;
2º Vogal efetivo: Doutora Ana Paula Soares Pires;
Vogal suplente: Doutor Daniel Ribeiro Alves.

Caberá ao primeiro vogal e ao segundo vogal, sucessivamente, substituir o presidente nas suas ausências.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão comunicados em formato de lista ordenada por nota final obtida, através de mensagem eletrónica.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 13 de maio a 26 de maio de 2020.

As candidaturas serão formalizadas, obrigatoriamente, e sob pena de exclusão, através de correio electrónico, acompanhado com os seguintes documentos em formato PDF:
- Carta de motivação (máximo 500 palavras), indicando em que medida o perfil do/a candidato/a poderá trazer contributos acrescidos ao projeto;
- Curriculum Vitae detalhado;
- Certificado(s) de habilitações;
- Documentos comprovativos da titularidade do grau académico e diploma, ou do respectivo reconhecimento quando tenha sido atribuído por instituições de ensino superior estrangeiras;
- Certificado de inscrição válido em curso de mestrado nas áreas científicas nas condições de admissão ou afins;
- Cópia do(s) documento(s) de identificação civil, fiscal e, de segurança social para candidatos de nacionalidade portuguesa;
- Para candidatos de nacionalidade estrangeira, documento que comprove o país de residência, autorização de residência ou outro documento legalmente equivalente, com validade à data prevista de início da bolsa;
- Outros documentos considerados relevantes para a candidatura.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para: ihc.concursos@fcsh.unl.pt ao cuidado do Investigador Responsável do projeto, cc. para joao.m.mateus@fa.ulisboa.pt, contendo a identificação da referência do projecto em epígrafe, a saber PTDC/ARTDAQ/ 28984/2017.

Fontes de financiamento: O financiamento é feito no âmbito do projeto PTBUILDS19_20 “Portugal Builds – Plataforma digital de conhecimento da história das culturas construtivas em Portugal, séculos XIX-XX” (PTDC/ARTDAQ/ 28984/2017), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

Prazos e procedimentos de reclamação e recurso:
- O projeto de resultados da avaliação é divulgado no local indicado no aviso de abertura do concurso até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.
- Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida no número anterior, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia de interessados, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.
- A decisão final deve ser tomada no prazo máximo de 60 dias úteis após a conclusão da audiência prévia de interessados ou da consulta pública.
- Da decisão final referida nos números anteriores pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis, ambos após a respetiva notificação.
Data limite de candidatura: 26 May 2020
Número de vagas: 1
Localidade: Lisboa

LINK DO EDITAL:

EDITAL - Bolsa de Investigação (BI - Licenciado) - FCSH / IHC / PTDC/ART-DAQ/28984/2017


[01.04.2020]

Just Published

The PTBUILDS team is pleased to announce the publication of a new article entitled “Construction History and the History of Construction Cultures: Between Architecture and Engineering in Portugal”. It can be downloaded at the website of the journal Buildings (ESCI-Web of Science/Scopus).

READ THE FULL ARTICLE (HTML)

READ THE FULL ARTICLE (PDF)


[01.02.2020]

Just Published

The PTBUILDS team is pleased to announce the publication of a new article entitled “Portugal Builds: a digital knowledge platform for the history of construction in Portugal 19th-20th centuries”. It can be downloaded at the website of the prestigious journal Estudos Históricos (Web of Science/Scopus).

READ THE FULL ARTICLE


[21.01.2020]

Encontra-se aberto concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado

PTDC/ARTDAQ/28984/2017, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES

Encontra-se aberto concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do projeto PTBUILDS19_20 “Portugal Builds – Plataforma digital de conhecimento da história das culturas construtivas em Portugal, séculos XIX-XX” (PTDC/ARTDAQ/28984/2017), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

Texto do anúncio:

Área Científica: Arquitetura, Engenharia, História

Requisitos de admissão: Licenciatura nas áreas científicas acima referidas ou áreas afins, como História de Arte, Geografia, Património, Conservação e Restauro, Multimédia, entre outras, desde que adequadas à atividade a desenvolver, dado o ênfase na História da Construção;
- Em caso de licenciatura obtida em país estrangeiro, equivalência do grau concedida em Portugal;
- Inscrição, frequência e/ou aprovação da parte letiva em curso de 2º ciclo (Mestrado) nas áreas científicas acima referidas.

Critérios de Avaliação: Experiência de investigação na área de estudos da história da arquitetura, história da engenharia e da história da construção;
- Experiência na utilização de programas e aplicativos digitais destinados à elaboração e/ou gestão de páginas web em Dreamweaver e WordPress;
- Experiência na elaboração de páginas web com linguagem de marcação de hipertexto (HTML), personalização de conteúdos Cascading Style Sheets (CSS), linguagem de script (PHP), Javascript e plugin management;
- Experiência da utilização de Photoshop, Adobe Acrobat e Microsoft Office, versões Pro;
- Experiência de investigação em arquivos históricos dirigidos para as áreas da arquitetura e da engenharia;
- Experiência em análise e visualização de dados de investigação histórica;
- Experiência na produção de textos e organização de eventos;
- Bom domínio do português e do inglês falado e escrito.

Plano de trabalhos: As atividades a desempenhar pelo Bolseiro consistem no apoio, desenvolvimento e concretização das tarefas científicas no projeto, cujo principal objetivo é produzir e manter uma plataforma digital de conhecimento de acesso aberto dedicada à história do sector da construção em Portugal nos séculos XIX e XX. Esta ferramenta tecnológica pretende ser um instrumento fundamental para a recolha e consulta de informação (estatísticas, mapas, gráficos, imagens fotográficas, vídeos e links) indispensável a agentes (profissionais, instituições, associações) do sector da construção que procurem saber mais sobre a sua história.
Em concreto, o Bolseiro desenvolverá as seguintes tarefas:
- Colaboração na construção da plataforma digital e alimentação de dados;
- Levantamento de fontes e bibliografia complementares;
- Análise de dados, análise de redes e visualização de dados;
- Apoio à organização de eventos e gestão da presença do projeto nas redes sociais;
- Participação na publicação conjunta de working papers e artigos em revistas científicas nacionais ou internacionais em inglês ou português;
- Realização de dissertação de mestrado em temática enquadrada no âmbito das questões investigativas e do período histórico do projeto, cuja orientação e/ou co-orientação ficará a cargo de um dos membros da equipa do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - em vigor

Local de Trabalho: O local de trabalho situa-se nas instalações do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, Av. de Berna 26, 1069-061 Lisboa e/ou noutros locais necessários ao desenvolvimento das atividades de investigação, tais como arquivos, bibliotecas e centros de investigação parceiros do projeto. O bolseiro trabalhará em colaboração direta com o Investigador Responsável e os demais membros da equipa do projeto.

Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva, sendo atribuído ao bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, renovável até ao máximo de 19 meses.

Data de início da bolsa: A bolsa tem início previsto em 01 de Março de 2020.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 798 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P., no país (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária. O desempenho das funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica. Ao valor da bolsa acresce o Seguro Social Voluntário, correspondente ao primeiro escalão, caso o Bolseiro opte pelo enquadramento neste regime. O Bolseiro terá ainda direito ao seguro de acidentes pessoais.

Métodos de seleção: Os métodos de selecção, que incidirão apenas na avaliação do mérito do candidato, serão os seguintes: A) Avaliação Curricular 80% (0-16 valores); B) Entrevista 20% (0-4 valores). Apenas os candidatos com uma classificação igual ou superior a 11 valores no critério A serão chamados à entrevista.

Critérios de seleção: Na avaliação curricular serão considerados:
- Formação académica - 5 valores.
- Experiência em estudos históricos de arquitetura, engenharia e construção e experiência de investigação em arquivo - 5 valores.
- Carta de motivação - 3 valores.
- Participação em conferências, com e sem apresentação de trabalhos, em publicações científicas (independentemente do formato), organização de eventos, e outras actividades associadas com a investigação e engajamento do público em geral - 1,5 valores.
- Domínio das línguas portuguesa e inglesa - 1,5 valores.

Na entrevista serão considerados:
- O perfil do candidato;
- Os conhecimentos relativos ao estudo da história da arquitetura e da construção;
- A capacidade de trabalho em equipa;
- A autonomia e criatividade.

Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Doutor João Mascarenhas Mateus, investigador responsável do projeto;
1º Vogal efetivo: Doutora Sandra Mara Gameiro Pinto;
2º Vogal efetivo: Doutora Ana Paula Soares Pires;
Vogal suplente: Doutor Daniel Ribeiro Alves.

Caberá ao primeiro vogal e ao segundo vogal, sucessivamente, substituir o presidente nas suas ausências.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão comunicados em formato de lista ordenada por nota final obtida, através de mensagem eletrónica.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 31 de janeiro a 13 de fevereiro de 2020.

As candidaturas serão formalizadas, obrigatoriamente, e sob pena de exclusão, através de correio electrónico, acompanhado com os seguintes documentos em formato PDF:
- Carta de motivação (máximo 500 palavras), indicando em que medida o perfil do/a candidato/a poderá trazer contributos acrescidos ao projeto;
- Curriculum Vitae detalhado;
- Certificado(s) de habilitações;
- Documentos comprovativos da titularidade do grau académico e diploma, ou do respectivo reconhecimento quando tenha sido atribuído por instituições de ensino superior estrangeiras;
- Certificado de inscrição válido em curso de mestrado nas áreas científicas nas condições de admissão ou afins;
- Cópia do(s) documento(s) de identificação civil, fiscal e, de segurança social para candidatos de nacionalidade portuguesa;
- Para candidatos de nacionalidade estrangeira, documento que comprove o país de residência, autorização de residência ou outro documento legalmente equivalente, com validade à data prevista de início da bolsa;
- Outros documentos considerados relevantes para a candidatura.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para: ihc.concursos@fcsh.unl.pt ao cuidado do Investigador Responsável do projeto, cc. para joao.m.mateus@fa.ulisboa.pt, contendo a identificação da referência do projecto em epígrafe, a saber PTDC/ARTDAQ/ 28984/2017.

Fontes de financiamento: O financiamento é feito no âmbito do projeto PTBUILDS19_20 “Portugal Builds – Plataforma digital de conhecimento da história das culturas construtivas em Portugal, séculos XIX-XX” (PTDC/ARTDAQ/ 28984/2017), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

Prazos e procedimentos de reclamação e recurso:
- O projeto de resultados da avaliação é divulgado no local indicado no aviso de abertura do concurso até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.
- Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida no número anterior, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia de interessados, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.
- A decisão final deve ser tomada no prazo máximo de 60 dias úteis após a conclusão da audiência prévia de interessados ou da consulta pública.
- Da decisão final referida nos números anteriores pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis, ambos após a respetiva notificação.
Data limite de candidatura: 13 February 2020
Número de vagas: 1
Localidade: Lisboa

LINK DO EDITAL:

EDITAL - Bolsa de Investigação (BI - Licenciado) - FCSH / IHC / PTDC/ART-DAQ/28984/2017


[20.12.2019]

First PTBUILDS19_20 Exhibit available online

Building Contractors in Portugal at the Turn of the Millennium [Beta version]

Browse the profiles of 15 selected firms, 15 associated firms, 60 selected construction works, 75 bio sketches (entrepreneurs, engineers, architects)...and more.

To enter click bellow:

CONSTRUÇÃO E IMAGEM

Send us your feedback to portugalbuilds@gmail.com.


[17.12.2019]

IX Simpósio Internacional Cinema e Humanidades - Cine y Humanidades

Construção e Imagem: História e Culturas Cinematogáficas
Construcción e Imagen: História y Culturas Cinematográficas

Members of the team have presented the platform at IX International Simposium Construção e Imagem: Histórias e Culturas Cinematográficas, helded at the CIUL Alditorium, Lisbon council, 5 December 2019.

CONSTRUÇÃO E IMAGEM


[11.09.2019]

Paper presentation - 4th European Conference on Social Networks (EUSN 2019)

Zurich, 11 September 2019

Members of the team Ivo Veiga (Faculty of Architecture, University of Lisbon) and João Mascarenhas Mateus (CIAUD, Faculty of Architecture, University of Lisbon) presented the paper “Building cultures of steel and concrete. The networks of engineers in Portugal (1850-1900)” at the 4th European Conference on Social Networks - EUSN, at Zurich.


[21.06.2019]

1ST Workshop PTBUILDS 19_20 | Auditório do CIUL 

Workshop PTBUILDS